terça-feira, 11 de junho de 2013

Parada do Livro: estantes nos pontos de ônibus de SP oferecem livros gratuitos à população



Que tal pegar um livro emprestado nos pontos de ônibus que você frequenta para ocupar seu tempo de viagem com uma boa leitura? Essa é a proposta do Parada do Livro. Criado pelas universitárias Helena Aranha e Helena Nabuco, o projeto vai espalhar 10 estantes, recheadas de obras literárias, pelos pontos de ônibus da capital paulista.
A ideia – que virou realidade graças ao crowdfunding – quer incentivar a leitura no Brasil, onde a atividade não é muito popular. 75% da população nunca entrou em uma biblioteca e aqueles que já foram apresentados à leitura consomem, apenas, cerca de quatro livros por ano – só dois deles até o fim –, segundo pesquisa encomendada pelo Instituto Pró-Livro. Paralelo a isso, o paulistano gasta cerca de 2h30 por dia no trânsito da capital. Então, por que não unir o útil ao agradável?
As obras que ficarão nas estantes do Parada do Livro são doadas pelas próprias criadoras da iniciativa, além de casas de cultura, organizações e os próprios cidadãos. A primeira estrutura do projeto foi instalada em um ponto de ônibus da Vila Mariana, após diálogo com a subprefeitura, e as outras nove já “estão no forno”.
Se as Helenas consideraram a possibilidade dos livros não serem devolvidos? Claro que sim, mas as garotas preferem apostar no bom senso dos paulistanos, que devem entender a proposta do Parada do Livro e respeitar a ideia do compartilhamento das obras, em prol de uma cidade com mais leitores.
Assista, abaixo, ao vídeo do Parada do Livro, postado no site de financiamento coletivo Catarse. As garotas conseguiram mais de R$ 5.700 para colocar o projeto em prática.